quarta-feira, 6 de março de 2013

A bruxinha descobre o natal



A bruxinha Azulinda era uma bruxinha muito pequenina, que vivia na Floresta Encantada. Sabem qual a brincadeira que ela mais gostava de fazer? Não? Pois eu vou contar.
A bruxinha Azulinda, depois que aprendeu a voar na sua vassourinha, saía voando por cima das grandes árvores da floresta e ia espiar a vida na cidade.
Um dia, ela foi até lá e voltou muito curiosa. Como estava linda! Tudo estava diferente!
As casas tinham pinheirinhos verdes enfeitados de bolas coloridas e fios prateados. As ruas, as pessoas e até as lojas estavam com um arzinho especial.
-          Ah! Tenho que descobrir o que está acontecendo por lá! Vou montar na minha vassoura e voltar voando!
Sabem o que ela descobriu? Descobriu uma coisa linda: descobriu que era Natal.
O que estavam festejando era o nascimento do Menino Jesus.
A bruxinha voltou triste, triste, para sua casa na floresta...
-          Que pena eu ser bruxinha! Na floresta, nunca festejamos o Natal...
-         Minha casa nunca teve pinheirinho, nem eu dei ou recebi presentes...Que posso fazer? pensou a bruxinha.
Ela andou de um lado para outro, pensando...pensando...e teve uma idéia:
-         Já sei! Vou fazer uma festa de Natal aqui na floresta. Pinheirinho eu tenho um, plantado numa latinha no fundo do quintal!
Foi apanhar e voltou logo.
-         E os enfeites? Ora, afinal, para que sou uma bruxa? Vou fazer uma bruxaria...Deixa ver nos livros de receitas!
A bruxinha apanhou um grande livro, folheou, folheou, até que encontrou o que procurava. Apanhou sua grande colher de bruxa e no seu caldeirão de bruxaria começou a fazer um encantamento: pedacinhos de miolo de margarida do campo, pozinho de asa de mariposa, néctar de amor-perfeito, suco de girassol gigante. E disse as palavrinhas mágicas:

“Vira que vira
Tem que virar
Bruxinha Azulinda
Está a mandar!”

Foi repetindo estas palavras, cada vez mais depressa, até quase não se perceber o que ela dizia. Começou então a subir uma fumacinha azulada, depois uma rosada, depois uma amarela. A bruxinha Azulinda ficou feliz:
-          Deu Certo! Deu certo a bruxaria!
Então, delicadamente, foi tirando de dentro do caldeirão uma porção de bolas coloridas: amarelas, azuis, vermelhas, prateadas, grandes, pequenininhas...
Correndo, ia pendurar no pinheiro. Como estava contente!
-         Agora está faltando o fio prateado. Ah! Isso é fácil. Vou pedir à Dona Aranha seus fios brilhantes.
Foi procurar Dona Aranha e voltou com uma porção deles, que prendeu no pinheirinho.
Enquanto enfeitava tudo, cantava uma música que ouvira na cidade:

“Oh! pinheirinho de Natal,
Que lindos são seus galhos!”

-         Agora só falta a luz. Depois eu peço aos vaga-lumes para virem iluminar o pinheirinho. E os presentes? Tenho que fazer, para todos os amigos da floresta. Vou de novo para o caldeirão...Deixe ver: pedacinhos de papel picado, sementes de uva rosada, folha de avenca, gotinhas de sereno de noite de lua cheia...
E falou, cada vez mais depressa:

“Vira que vira
Tem que virar
Bruxinha Azulinda
Está a mandar!”

Novamente subiu a fumacinha do caldeirão. A bruxinha Azulinda ficou feliz:
-          Deu certo, deu certo a bruxaria!
Então foi até o armário e voltou com um grande saco. Tirou de dentro do caldeirão presentes para todos os seus amiguinhos: nozes para Seu Esquilo, cenourinha enroladas em folhas de alface para Seu Coelho, um colar de pedras rosadas para Dona Raposa, um grande pente para Seu Leão pentear a juba, um saco de amendoim para Seu Elefante, uma gola engomada com uma grande gravata para Dona Girafa. Um mundo de coisas lindas!
-          Ainda faltam os cartõezinhos!

A bruxinha Azulinda, com um pincel, pintou os convites e com um grande lápis escreveu:
  
A bruxinha Azulinda espera você, na sua casa no meio da floresta, para festejar o Natal.  

Depois, antes da lua se esconder, lá se foi a bruxinha com um grande saco nas costas. Quem a visse poderia pensar que era um Papai Noel diferente, de roupa de bruxa, com um grande chapéu de bruxa e montado em uma vassoura de bruxa.
Todos os amigos da bruxinha receberam um presente e um convite.
A bruxinha deu os últimos retoques nos enfeites do quintal e ficou esperando as visitas: chegou Dona Girafa com sua gola, Seu Leão muito bem penteado, Dona Raposa com seu colar, Seu Esquilo, enfim todos os amigos da Azulinda.
Foram chegando e cumprimentando:
-          Boa noite, bruxinha Azulinda! Por que nos convidou?
-          Eu vou contar, eu conto já. Vão entrando, vão entrando.
Depois que todos chegaram, a bruxinha Azulinda fez uma grande roda e contou por que havia feito a festa:
-         Sabem? Eu fui à cidade, vi tudo enfeitado, todos felizes e contentes e quis saber o que estava acontecendo. Sabem o que era? Festejavam o Natal, o nascimento do Menino Jesus. Assim, eu resolvi também festejar e dar presentes a todos vocês.
-          Ah! Então também daremos presentes a você, bruxinha!
Saíram todos, e cada um voltou com um presente: Seu Elefante puxou uma grande pedra para servir de banco para a bruxinha; Dona Girafa apanhou uma orquídea que estava numa árvore muito alta; Seu Coelho trouxe flores; Seu Esquilo, um colar de coquinhos. Enfim, todos trouxeram alguma coisa para a bruxinha Azulinda.
Então ela ensinou a todos uma música que dizia:

“Bate o sino, pequenino, sino de Belém...”

Foi esta a primeira Festa de Natal na floresta Encantada!

Yara Prado Maia de Faria



                      --------------------------------------------------------


     A seguir segue as fotos do material confeccionado para estimular e desenvolver a capacidade cognitiva do aluno. Através do mesmo o aluno tem a oportunidade de vivenciar a história, utilizando o concreto.










    Após a confecção deste rico material acima, minha querida amiga Ana Carolina elaborou este lindo vídeo com a história da bruxinha.
Divirtam-se galerinha...

5 comentários:

  1. Qdo estava cursando o primário, encenei essa história história na minha escola e em um abrigo no meu bairro(Abrigo Nazareno). Eu era a Bruxinha Azulinda, foi lindo e me emocionei demais encontrando o texto e relembrando esses momento! Minha idade? Devia ter uns 10 anos, hj estou com 55 e a emoção afolrada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah esqueci de me identificar. Meu nome é Alba Valéria. Desculpe os errow acima, mas é pq digito do celular.

    ResponderExcluir